Ciganos na Umbanda
Os ciganos na Umbanda trabalham para o bem, para a cura e para o amor.
Alguns terreiros de Umbanda possuem a gira voltada para OS CIGANOS enquanto em outros terreiros a gira cigana é junto à gira de esquerda (Exu e Pomba gira).
Independente de possuírem uma gira específica ou acompanharem outro grupo de entidades na Umbanda, é certo que eles chegam para trabalhar trazendo muita alegria, leveza e beleza no ambiente.
A linha do Oriente, como é chamada na Umbanda, é composta por entidades que quando encarnados viveram como ciganas e ciganos, aprenderam muito e evoluíram escolhendo assim trabalhar em prol das pessoas que necessitam de ajuda e clamam pelo auxílio dessas entidades.
Os agrados para os ciganos devem ser feitos primeiramente, com muito amor e fé, não importando se simples ou não, mas que sejam bonitos, bem enfeitados e com frutas e a bebida do guia cigano para quem está sendo entregue.
Uma característica marcante dessa linha é a intuição e previsão do futuro. Com conselhos sábios e certeiros, as entidades ciganas são muito apreciadas e requisitadas. Há ciganos que utilizam oráculos e cristais na realização de seus trabalhos de previsão do futuro e rituais de cura, assim como outros elementos também.
Um altar cigano deve ser preparado com muito capricho, levando em conta todos os elementos que foram solicitados pelo seu casal de guia cigano (A Cigana e o Cigano).
Quando os ciganos chegam em uma gira no terreiro eles vem trazendo toda a energia da Luz, dissipando toda a tristeza, preocupações e densidade do ambiente e, principalmente, dos consulentes. Geralmente chegam com o sorriso largo, brilho nos olhos e dançando muito. Sempre muito educados cumprimentam a todos presentes. As ciganas ao dançar girando e movimentando os braços, sacodem repetidas vezes as suas saias rodadas e é nesse movimento mágico que descarregam o ambiente e todos que estão presentes na gira.
Por: Cigana Aurora
Comentários
Postar um comentário